sexta-feira, 12 de abril de 2013

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS INCLUSIVAS


De acordo com Sassaki(1997) esta devem ser as principais características de uma escola inclusiva.
1.       Um senso de pertencer
Filosofia e visão de que todas as crianças pertencem á escola e á comunidade e de que podem aprender juntas.
2.       Liderança
O diretor envolve-se ativamente com a escola toda no provimento de estratégias.
3.       Padrão de Excelência
Os altos resultados educacionais refletem as necessidades individuais dos alunos.
4.       Colaboração e cooperação
Envolvimento de alunos em estratégias de apoio mútuo (ensino de iguais, sistema de companheiro, aprendizado cooperativo, ensino em equipe. co-ensino equipe de assistência aluno-professor, etc.).
5.       Novos papéis e responsabilidades
Os professores falam menos e assessoram mais; psicólogos atuam junto aos professores nas salas de aula; todo o pessoal da escola faz parte do processo de aprendizagem.
6.       Parceria com os pais
Os pais são parceiros igualmente essenciais na educação dos filhos.
7.       Acessibilidade
Todos os ambientes físicos são tornados acessíveis e, quando necessário, é oferecida tecnologia assistiva.
8.       Ambientes Flexíveis de aprendizagem
Espera-se que os alunos se promovam de acordo com o estilo e ritmo individual de aprendizagem e não de uma única maneira todos.
9.       Estratégias baseadas em pesquisas
Aprendizado cooperativo, adaptação curricular, ensino de iguais, instrução direta, ensino recíproco, treinamento em habilidades sociais.
10.    Novas formas de avaliação escolar
Dependendo cada vez menos de testes padronizados, a escola usa novas formas de avaliar o progresso de cada aluno rumo aos respectivos objetivos.
11.    Desenvolvimento profissional continuado
Aos professores são oferecidos cursos de aperfeiçoamento continuo visando a melhoria de seus conhecimentos e habilidades para melhor educar seus alunos.

2 comentários:

  1. Ameeei!!! Parabéns, me ajudou muito! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir